quinta-feira, 6 de junho de 2013

PARASITOSES COMUNS EM ESCOLARES

Os parasitos são organismos que dependem de outros seres vivos, tornando estes, hospedeiros involuntários. Esses organismos prejudicam o indivíduo infectado, podendo causar doenças de quadro clínico assintomático ou mais grave, tendo como consequência final a morte. Neste contexto, podem surgir ações obstrutivas, destrutivas, alérgicas e tóxicas. (CIMERMAN; CIMERMAN, 2010; REY, 2010).  

Crianças e adolescentes de idade escolar (escolares) são as mais acometidas por doenças parasitárias, principalmente devido à imunidade corporal em desenvolvimento e hábitos de alimentação e higiene inadequados. Além desses fatores, também a precariedade dos serviços de saneamento básico, a densidade da população humana e as diferentes formas de disseminação dos parasitos (chuva, vento, contaminação do solo, alimentos e água) contribuem com a proliferação dessas doenças. (ANDRADE et al., 2010; KOVALICZN, 2009; NEVES, 2009). De modo geral existem duas formas de parasitismo: a Endoparasitose (parasitismo ocorre no interior do corpo do hospedeiro) e a Ectoparasitose (parasitismo ocorre na superfície do corpo). 

Este blog tem como objetivos: auxiliar na formação docente dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) por intermédio da socialização de conhecimentos sobre as doenças parasitárias, especialmente aquelas comuns em crianças e adolescentes em idade escolar (escolares), elucidar mitos e articular o processo ensino-aprendizagem nos ambientes escolares e também fora deles.
 




Um comentário:

  1. Excelente trabalho! Um blog informativo fundamentado em pesquisas científicas. Conteúdo de fácil leitura e compreensão. Com certeza irá auxiliar muito em pesquisas e trabalhos acadêmicos. Recomendo!!

    ResponderExcluir